Museu da Energia de São Paulo Roteiros de Visita

Clique nos itens abaixo e confira os roteiros de visita deste museu

Roteiro 1: Tempos de Energia

Roteiro que percorre a exposição "Tempos de Energia: São Paulo em transformação", mostra que revela a evolução do setor elétrico no Estado de São Paulo e o impacto de sua utilização na vida cotidiana de milhões de pessoas.

Os recursos expográficos da nova mostra permitem ao visitante conhecer um pouco mais da importância da energia elétrica e da iluminação pública, e de outros serviços de infraestrutura (como o saneamento básico, por exemplo) para a evolução da mancha urbana da Cidade de São Paulo, assim como a história de eletrodomésticos hoje indispensáveis nas residências dos consumidores.

Jogos interativos mostram a diferença do consumo dos eletrodomésticos entre a década de 1970 e os dias atuais, bem como novas alternativas que permitem a economia de energia.

Os desafios da atualidade em busca de maior eficiência energética sem comprometer as gerações futuras também não são esquecidos pelo novo roteiro do Museu, que também apresenta, através de experimentos científicos, as diferentes fontes de energia, suas vantagens e desvantagens e quais causam menores impactos ao meio onde vivemos.

Roteiro 2: Memórias do Casarão

Neste roteiro, o visitante tem contato com os principais momentos da história do Casarão Santos Dumont e com os processos de transformação do bairro dos Campos Elíseos. De residência do tradicional cafeicultor Henrique Santos Dumont, irmão do famoso aviador brasileiro, o casarão passa por períodos de adaptação para abrigar o núcleo feminino do Colégio Stafford e a sociedade filantrópica Pestalozzi, até ser abandonado na década de 1980 e ocupado por grupos de sem-teto. As diferentes formas de ocupação do casarão em seus mais de 120 anos de história e sua relação com as transformações da cidade de São Paulo são contadas por meio de fotos de época, objetos e outros tipos de documentos, visando promover a discussão de temas como preservação e restauro do patrimônio da cidade, memória e as histórias do cotidiano.

Roteiro 3: Roteiro Arquitetônico

Neste roteiro, o visitante tem contato com os aspectos técnicos dos processos de construção e restauro do Museu da Energia de São Paulo. As características dos estilos arquitetônicos de cada edifício, o significado iconográfico dos afrescos e a análise do acervo em exposição permitem ao visitante uma viagem no tempo, durante a qual ele poderá correlacionar a instauração dos edifícios com os processos de transformação da cidade e sua adaptação às diferentes necessidades da metrópole que se constituiu ao longo do século XX. Os trabalhos de prospecção das paredes restauradas, as fotografias de época e outros vestígios da decoração do Casarão Santos Dumont permitem ao visitante fazer um exercício comparativo entre as diversas formas de ocupação sofridas pelo complexo desde residência da família Santos Dumont até ser instaurado o Museu da Energia de São Paulo.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web