Espaço das Águas

Imagem _espaco Das Aguas

O Espaço das Águas é um projeto da Fundação Energia e Saneamento que tem por objetivo realizar ações que debatam questões atuais ligadas ao saneamento e à gestão de recursos hídricos. A iniciativa também visa levar ao público um pouco da memória do saneamento e promover iniciativas de responsabilidade socioambiental, contribuindo para o desenvolvimento de cidades mais sustentáveis.

A partir do novo reposicionamento institucional, a Fundação reafirma o seu compromisso com os recursos hídricos, com o  propósito de "inspirar pessoas sobre o valor da água e energia para a vida".

Unidades do Museu da Energia

Para a realização de algumas das atividades do projeto, a Instituição, que gerencia o Museu da Energia e sua rede (com unidades em São Paulo, Itu e Salesópolis), inaugurou salas expositivas do Espaço das Águas nas unidades museológicas da Rede.

SALA EA ITU - A primeira unidade a receber uma sala foi o Museu da Energia de Itu. O Espaço foi inaugurado com a abertura da exposição "Guarapiranga, uma represa centenária", que apresenta a retrospectiva histórica de um dos mais importantes reservatórios de água de São Paulo. Atualmente, o espaço abriga a exposição "Fontes e Chafarizes", que explora a história do abastecimento de água em Itu.

SALA EA SALESÓPOLIS - Após a inauguração do Espaço das Águas em Itu, o próximo local que recebeu a ação foi o Museu da Energia de Salesópolis. A iniciativa foi lançada com a abertura de uma exposição fotográfica que homenageia o rio Tietê. As imagens da mostra foram escolhidas por meio do concurso de fotografia "Fatos e fotos do rio Tietê", que integrou uma série de atividades em comemoração aos 100 anos da Usina de Salesópolis, primeira hidrelétrica instalada no rio Tietê.

SALA EA SÃO PAULO - No andar superior do Museu da Energia, o destaque fica por conta do "Espaço das Águas", ambiente que aborda tanto a história da relação da cidade de São Paulo com suas águas como o caminho que esta percorre, dos reservatórios até a torneira, além de questões atuais sobre a necessidade do uso consciente dos recursos hídricos. 


Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web