Música no acervo do Museu da Energia

Milhares de museus no Brasil e no mundo participam, nessa semana, da quarta edição do Museum Week, iniciativa que convida instituições culturais e museus a fazerem postagens temáticas no Twitter com a hashtag #MuseumWeek.

Durante a semana, os participantes vão tuitar sobre temas determinados, como música, livros, esportes e comida. Confira!

#musicMW no Museu da Energia de Itu

musicMW

Ah, a música! Sempre embalando os corações e passos nos salões!

A vitrola portátil do acervo do Museu da Energia de Itu é exibida aos visitantes junto ao colorido e contagiante disco da elegante "The Hour of Charm", orquesta composta somente por mulheres que foi popular nos Estados Unidos entre as décadas de 1930 e 1940. 

No entanto, a história da formação da "The Hour of Charm" é prova de como a luta pela igualdade de direitos e pelo fim do sexismo deve estar sempre no horizonte da sociedade. 

A orquestra era popular entre os militares e para tocar no grupo, muito além das habilidades musicais, as musicistas de 20 anos tinham de atender a requisitos relacionados a beleza, cabelos, estatura e porte físico. 

A "The Hour of Charm" apareceu em diversas produções de Hollywood da época e sua maior participação foi no filme Here Come the Co-Ed's, de 1945, protagonizado pelos comediantes Abbott and Costello.

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web