Salesópolis abriga primeira edição do “Festival Bicudinho-do-Brejo-Paulista”

bicudinho

Neste domingo, 8 de outubro, Salesópolis abriga a primeira edição do FESTIVAL BICUDINHO-DO-BREJO-PAULISTA: Um olhar para as aves de Salesópolis. Com atividades gratuitas voltadas ao público em geral, o evento inédito visa destacar o potencial da cidade do Alto Tietê para o ecoturismo e a prática da observação de aves, apresentando a diversidade da avifauna local, que integra, entre as suas espécies, o bicudinho-do-brejo-paulista, ave endêmica da região. O festival, que reunirá palestras, oficinas, sorteio de brindes e a exposição fotográfica "Salesópolis e seus encantos naturais" no Espaço Cultural Dita Parente, no Centro, inclui uma saída a campo para a observação de aves no entorno do rio Paraitinga.

O evento terá início às 8 horas, com o credenciamento e café da manhã. Às 9 horas, ocorre a primeira palestra: "Bicudinho-do-Brejo-Paulista: espécie endêmica e já ameaçada", com o guia Elvis Japão. Às 9h30, a bióloga, consultora e especialista em ecologia e ecoturismo Tietta Pivatto ministra a palestra "Turismo de Observação de Aves: uma oportunidade de negócios". Na sequência, às 10h30, a palestra "Do mato ao computador: a arte de fotografar", com Felipe Riente, apresentará um guia básico para os iniciantes da fotografia de natureza.

Além das palestras, ao longo do dia, o público poderá participar da oficina "Desenho de aves para crianças e adultos", com a ilustradora científica, designer, botânica e naturalista Cristiane Gardim. O workshop acontece das 9 às 11h30, e das 13 às 16 horas. O evento ainda integra sorteio de brindes e a exposição "Salesópolis e seus encantos naturais". Para fechar a programação, a partir das 14 horas, o festival promove uma saída a campo para a fotografia e observação da avifauna local às margens do rio Paraitinga e seu entorno.

O 1º FESTIVAL BICUDINHO-DO-BREJO-PAULISTA: Um olhar para as aves de Salesópolis é uma realização do Clube de Observadores de Aves de Salesópolis e Região (COA Salesópolis), Associação Pró-Turismo de Salesópolis (Protur) e Prefeitura da Estância Turística de Salesópolis, com apoio do Museu da Energia de Salesópolis e da ACETS - Associação Comercial da Estância Turística de Salesópolis.

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web