Projeto em escolas públicas aumenta números da coleta seletiva de Salesópolis

aprec2

Na próxima segunda-feira,  5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Museu da Energia de Salesópolis inicia nova etapa do projeto  "Aprendendo a Reciclar", com a realização de palestra na  Escola Estadual Professora Rosa Maria de Souza. Em parceria com a  ARES - Associação dos Recicladores da Estância de Salesópolis, o projeto promove a realização de ações educativas, gincanas de arrecadamento de materiais recicláveis e trilhas ecológicas junto ao público escolar, com o objetivo de estimular a consciência ambiental entre os jovens do município. 

Iniciado no final de 2016, o projeto contribuiu para o  aumento de 20% na arrecadação da coleta seletiva  no município do Alto Tietê, que chega, em média, a  80 toneladas mensais de materiais recicláveis. "Temos notado um aumento significativo na coleta seletiva depois do programa nas escolas. Em casa, os estudantes atuam como agentes multiplicadores da informação com a família. Além do ganho ambiental, a ação também se reflete no aumento de renda dos recicladores", esclarece a presidente da ARES, Janayna de Souza Silva.

Desde o início do projeto, já foram arrecadadas aproximadamente 41 mil garrafas PET, com a  mobilização de 1.368 membros da comunidade escolar de Salesópolis (ensino fundamental, com idades entre 5 e 11 anos). 

ETAPAS

Na segunda-feira (05/06), educadores do Museu da Energia, em conjunto com trabalhadores da ARES, realizarão a primeira etapa do projeto, que consiste em uma palestra na escola atendida. "O objetivo é esclarecer como é feito o trabalho de coleta seletiva e destacar a importância da reciclagem, refletindo sobre o consumo de produtos e a relação do ser humano com o lixo gerado", explica o biólogo e educador do Museu da Energia, Fernando Maia.

Uma semana após a realização da palestra, a equipe do projeto retorna à escola, onde ocorrem as dinâmicas e jogos, além da contagem dos materiais recicláveis arrecadados por meio de gincana promovida durante a semana. De forma a estimular os estudantes, a sala que conseguir recolher o maior número de garrafas PET terá como prêmio uma visita guiada ao Museu da Energia de Salesópolis. 

A terceira etapa do projeto consite em um passeio ao Museu. No roteiro, além de conhecer a Usina de Salesópolis, as exposições e a beleza natural do espaço, os alunos participarão da ação educativa "Trilha Sensorial", que visa sensibilizar os visitantes para a importância dos sentidos na percepção das manifestações da natureza.

Instituições de ensino interessadas no projeto podem entrar em contato com o setor educativo do Museu da Energia pelo e-mail  salesopolis@museudanergia.org.br.

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web