Exposição celebra 120 anos dos bondes elétricos em São Paulo

ELE_CEI_SSP_0105

A Fundação Energia e Saneamento lança no próximo dia 1º de maio a exposição "Bondes Elétricos em São Paulo", na Estação Paulista da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo. Serão 20 painéis com imagens da implementação da rede de bondes elétricos na Capital, destacando o início da companhia Light que, em 1899, consolidou-se na geração, distribuição e comercialização da eletricidade no Estado. 

A mostra traz imagens raras registradas por Guilherme Gaensly, fotógrafo e imigrante suíço responsável pelas fotos da cidade de São Paulo no início do século XX, período em que a capital iniciou seu grande crescimento econômico e populacional.

Os passageiros da Linha 4-Amarela poderão conferir a dinâmica da cidade e o comportamento do público quando chegou, por exemplo, o primeiro bonde elétrico da Light na Alameda Barão de Limeira. Também será possível observar a inauguração de linhas de bondes, como a do "Bom Retiro" e "Penha", além da circulação de bondes elétricos em frente ao Edifício Alexandre Mackenzie, onde funcionava o escritório central da Light, atualmente o Shopping Light, localizado no centro de São Paulo.

"Trazer para a população, por meio de uma exposição, os impactos dos 120 anos da energia na Capital Paulista é essencial para o cidadão reconhecer a evolução de um período tão relevante no desenvolvimento urbano e social, e que, inclusive, reflete nos dias de hoje. Em conjunto com a ViaQuatro oferecemos uma mostra que celebra um marco extremamente importante, e que faz parte de uma das grandes conquistas do setor elétrico", afirma Rita Martins, diretora da Fundação Energia e Saneamento.

Após o período de exposição na Estação Paulista, de 1º a 20 de maio, a mostra segue para a Estação Oscar Freire, de 3 a 28 de junho, e finaliza na Estação Faria Lima, de 1º a 31 de julho.

ACERVO FUNDAÇÃO ENERGIA E SANEAMENTO

A maioria das fotos da exposição "Bondes Elétricos em São Paulo" foram registradas pelo fotógrafo Guilherme Gaensly. Imagens icônicas, fazem parte do Acervo da Fundação Energia e Saneamento, que atualmente conta com mais de 260 mil itens e há 20 anos protege o patrimônio histórico dos setores de energia e de saneamento ambiental.

O fotógrafo registrou inúmeras imagens durante o período que trabalhou na empresa São Paulo Light & Power (de 1899 a 1925), sendo contratado para documentar as atividades da companhia de energia. Desse período, datam imagens da instalação de infraestrutura de geração de energia, como a construção de usinas, além do estabelecimento do transporte coletivo a bonde. Atualmente, a Fundação dispõe do maior acervo conhecido de Gaensly.

 

Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web