Boletim - Outubro 2018

 

Memória



Material gráfico, agora disponível no site da Fundação, revela obras icônicas da Capital, como a Substação Riachuelo, na Praça da Bandeira
 

Fundação disponibiliza nova série sobre SP em acervo online

Patrimônio público da cidade, o Shopping Light, no centro de São Paulo, foi construído na década de 1920, e é símbolo de um período em que a Capital passou por grandes transformações. As mudanças urbanas foram diversas: novos traçados de ruas e avenidas, desaparecimento e surgimento de prédios, instalação de trilhos de bondes, iluminação elétrica etc. Para quem busca descobrir sobre tais transformações, fotos e pinturas antigas são, geralmente, os recursos mais acessados. Agora, a Fundação Energia e Saneamento passa a oferecer, com acesso gratuito e de forma inédita, um novo material online aos pesquisadores de plantão: mais de mil documentos gráficos produzidos pela antiga companhia Light entre 1914 e 1949, e que registram obras e alterações na cidade, como a construção do Shopping Light.

O acervo digitalizado integra um dos maiores fundos documentais da instituição - em seu total, são 1,7 quilômetros de documentação textual. A série "Propriedades da Companhia" revela ao público uma grande variedade de fontes gráficas, como projetos de arquitetura e engenharia, entre eles desenhos técnicos, plantas baixas e cartografias que retratam o processo de urbanização da cidade pela construção de subestações de energia, obras subterrâneas, estações de bonde, oficinas e propriedades diversas espalhadas pela Capital - como a antiga Subestação Central Riachuelo, recentemente restaurada e transformada em um centro cultural, na Praça da Bandeira.

O projeto de disponibilização do acervo, conduzido pela equipe do Núcleo de Documentação e Pesquisa da Fundação, integra processos de organização, higienização (com técnicas de conservação e restauro que incluem, até mesmo, a costura de documentos), catalogação e inserção dos dados em plataforma online. Os trabalhos, ainda em andamento, resultarão, ao final, no cadastro online de 2.951 novos documentos digitalizados no site da Fundação.

A documentação digitalizada integra uma parte do acervo da instituição que possui grande demanda de pesquisa. São, em maioria, estudos acadêmicos nas áreas de Arquitetura, Engenharia e História. "Avalio como de extrema relevância a preservação do acervo como patrimônio, e sua disponibilização como um meio de produção do conhecimento sobre a cidade, o indivíduo e dos seus bens culturais", comenta o arquiteto Valter Lameirinha, que pesquisa a série "Propriedades da Companhia". Graduando em História da Arte pela Unifesp, Lameirinha estuda as edificações das subestações de energia da Light na Capital que estão preservadas, passaram por processos de restauro, foram demolidas ou encontram-se em funcionamento. "O esforço em atualizar o acervo com os novos meios de tecnologia de informação e conservação - como digitalização do acervo, por exemplo - demonstra a preocupação na preservação desse patrimônio e a responsabilidade em sua tutela", conclui.

No site, a série "Propriedades da Companhia" pode ser acessada, em sua totalidade, pelo campo "pesquisa", com a inserção da palavra "propriedades da companhia". Informações pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br

 


Equipe realizou organização, catalogação e procedimentos de conservação e restauro nos documentos da série "Propriedades da Companhia"

Rede Museu da Energia


"Café com Energia"
resgata história
de moradores da Capital


Nos dias 6 e 9 de novembro, o Museu da Energia de São Paulo realiza a série de encontros "Café com Energia". A ação objetiva promover uma roda de conversa e um café especial com a terceira idade que vive e frequenta os bairros no entorno do museu: Campos Elíseos, Bom Retiro, Luz e Barra Funda, de forma a estreitar os laços do espaço com a comunidade e resgatar as histórias e memórias da região.

No dia 6, a primeira ação será realizada com o grupo de idosos atendidos pela Unidade Básica de Saúde Boracea, localizada na Barra Funda. A segunda roda de conversa, no dia 9, será aberta à terceira idade da região e público espontâneo. A atividade, que começa às 14 horas nos dois dias, também marca o início de um projeto de história oral com os participantes, com futura coleta de depoimentos. Informações sobre o projeto pelo e-mail saopaulo@museudaenergia.org.br.


 




Projeto de história oral acontece no Museu da Energia de São Paulo

 

Espaço das Águas


Ribeirão Corrente recebe
exposição sobre uso
consciente da água


Até 5 de novembro, a cidade de Ribeirão Corrente, na região de Franca, recebe a exposição "Água: Energia do Planeta Terra" em sua Casa de Cultura (Rua Prudente de Moraes 500, Centro). Dividida em doze painéis, a mostra produzida pela Fundação Energia e Saneamento apresenta a produção de cartunistas de diversos países que usam sua arte para provocar inquietações sobre a urgência de utilizar os recursos hídricos de forma inteligente, ética e eficiente.

Até o final do ano, a exposição irá passar por outras cidades da região de Ribeirão Preto e Franca, em uma parceria com o Sistema Estadual de Museus de São Paulo - SISEM SP e a Associação Cultural Paulo Duarte.





 




Exposição de charges itinera pela região de Franca

 

Notícias


Centro histórico de Itu recebe
feira cultural "Arte no Beco"


No dia 11 de novembro (domingo), das 11 às 16 horas, o Centro Histórico de Itu recebe a 17ª edição do projeto "Arte no Beco", que acontece no Passeio Público Marcos Steiner Neto, conhecido popularmente como Becão. Nessa edição, o "Arte no Beco" contará com diversas atrações para toda a família: música, artes cênicas, artesanato, gastronomia, oficinas, entre outras.

Durante o evento, o Museu da Energia de Itu estará aberto gratuitamente ao público e oferecerá, a partir das 14h30, a oficina "Halloween ou Dia do Saci?, que visa promover uma reflexão sobre o folclore brasileiro e a influência dos festejos americanos no Brasil. Além de aprender sobre a cultura popular brasileira, os participantes poderão montar luminárias de "vagalume" .



 




Feira cultural acontece no beco ao lado do Museu da Energia

 

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima

Copyright © 2018 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: imprensa@energiaesaneamento.org.br



Rede Museu da Energia
Espaço das Águas


@energiaesaeamento





 
Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web