Boletim - Março 2019

DESTAQUE



Desde a sua chegada no Brasil, companhia Light compilava notícias de jornal de interesse da empresa. Agora, material passa por tratamento

Companhia Light: em 1914, pioneira das Relações Públicas no Brasil

Fato desconhecido para muitos, a criação do primeiro departamento de Relações Públicas no Brasil foi uma iniciativa da Light, companhia de energia que se instalou em São Paulo em 1900. A área, que cuidava da imagem da empresa perante os seus públicos, foi criada em 30 de janeiro de 1914, sob a direção do engenheiro alagoano Eduardo Pinheiro Lobo. O Dia Nacional das Relações Públicas, previsto em lei federal, é celebrado em 2 de dezembro, data de nascimento de Lobo, considerado o patrono da "RP".

Um dos conjuntos documentais sob a guarda da Fundação Energia e Saneamento são os clippings da Light, coleção de recortes de jornais compilados, em grande parte, pelo seu Departamento de Relações Públicas. São aproximadamente 120 metros lineares (cerca de 350 mil páginas) de documentação, com clipagem datada entre 1900 a 1997, incluído o material da Eletropaulo, sucessora da Light a partir de 1981.



Equipe trabalha na primeira fase do projeto: a higienização de aproximadamente 350 mil páginas de recortes de jornal, reunidos desde 1900

Agora, a Fundação inicia um novo projeto com o arquivo de clippings. A instituição foi premiada no Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e trabalha, atualmente, na higienização do material, que também irá passar por processos de acondicionamento e catalogação, além de digitalização dos documentos mais relevantes, que poderão ser acessados no site da Fundação ou por meio de consulta presencial.

No caso do conjunto da Light, são aproximadamente 800 mil artigos ou matérias de interesse da empresa, veiculados em mais de 150 jornais brasileiros. Neles, é possível encontrar não apenas menções a obras ou assuntos ligados à companhia, mas temas como a II Guerra Mundial e seu impacto no Estado de São Paulo, ou notícias da área de política e economia, transformando o arquivo relevante para o estudo das transformações do Estado no século 20.

 


 

ACERVO



Processos, dossiês e plantas das hidrelétricas Jupiá, Ilha Solteira e Salto estão sendo catalogados

Fundação realiza organização em documentação da CTG Brasil

Em fevereiro, a Fundação Energia e Saneamento deu início ao trabalho de organização do arquivo da área de Patrimônio das usinas hidrelétricas de Jupiá, Ilha Solteira e Salto, operadas pela CTG Brasil, terceira maior geradora de energia do país. Os mais de 3.800 documentos serão higienizados, organizados e indexados, e consistem em processos administrativos, dossiês e plantas de uso corrente e intermediário - material com vigência legal, destinado à consulta interna.

O projeto de organização será realizado até julho e tem por objetivo, além de mapear toda a documentação, devidamente localizada no acervo, a entrega de um Manual de Normas e Procedimentos do Arquivo Setorial da UHE Jupiá. A organização possibilita a recuperação de informações no arquivo de forma assertiva, auxiliando os profissionais para tomadas de decisão e prestação de contas.

 

REDE MUSEU DA ENERGIA

Ocupa Educativo Experimental

No dia 6 de abril (sábado), o Museu da Energia de São Paulo abre a mostra "Ocupa Educativo Experimental", com a apresentação das ações projetadas para 2019 pelo setor educativo, que adquiriu novos experimentos e lançará um projeto de horta comunitária. As atividades serão executadas com aporte oriundo da premiação no Edital 01/2018 Modernização de Museus - Prêmios, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

Piquenique no Museu + Trilha Sensorial

Em abril, o Museu da Energia repete a dobradinha de atividades "Piquenique no Museu" e "Trilha Sensorial", executadas em março. Desta vez, o piquenique será promovido todos os sábados do mês, e a trilha será ofertada no dia 19, feriado da Paixão de Cristo, e também no sábado, 20/4. Saiba mais aqui.

Orquestra Ituana de Viola Caipira

No dia 28 de abril (domingo), a partir das 10 horas, o Museu da Energia de Itu recebe o ensaio aberto da Orquestra Ituana de Viola Caipira. A entrada é gratuita e haverá um repertório variado, com músicas do cancioneiro popular nacional, do folclore brasileiro e português, e de raiz sertaneja. Saiba mais aqui.

 

NOTÍCIAS



Ações de acessibilidade do Museu da Energia foram reconhecidas pelo Ibram e resultaram em premiação com aporte que será destinado à rede de museus

Fundação é premiada em edital do Instituto Brasileiro de Museus - Ibram

A Fundação Energia e Saneamento foi premiada no edital de Modernização de Museus do Ibram - Instituto Brasileiro de Museus, órgão vinculado ao Governo Federal, pelas ações de reestruturação e acessibilidade realizadas no Museu da Energia de São Paulo entre 2017 e 2018.

O aporte financeiro adquirido por meio da premiação será destinado a atividades, já iniciadas, de readequação no Museu da Energia de Salesópolis, obras e compra de experimentos à Rede Museu da Energia, produção de uma exposição itinerante que terá como tema a história do uso da eletricidade nos transportes, entre outros serviços, a serem executados até o final de 2019.



Exposições da Fundação, entre elas "Belle Époque na Garoa", ficam até o dia 18 de maio em Franca

Franca recebe exposições da Fundação Energia e Saneamento

Na próxima quarta-feira (3/4), às 19h30, acontece a abertura das exposições "Água: Energia do Planeta Terra" e "Belle Époque na Garoa", produzidas pela Fundação, na cidade de Franca. As mostras ficam até o dia 18 de maio no saguão da Secretaria Municipal de Educação (Avenida Francisco Paulo Quintanilha Ribeiro, 550, Parque Francal). Informações pelo telefone (16) 99132-5533.

Corpo Editorial:  Isabel Felix e Mariana de Andrade
Apoio à pesquisa: Bianca Grazini, Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima

Copyright © 2019 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas  clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br


Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web