Boletim - Maio 2020

Fundação Energia e Saneamento

DESTAQUE


Imigrantes tratados como inimigos na Era Vargas


O Brasil sempre contou com uma forte presença de imigrantes de diversas nacionalidades, e que contribuíram para a construção do país, porém em 1942, Getúlio Vargas criou laços com os Estados Unidos e sob pressão americana, abandonou a posição de neutralidade durante a Segunda Guerra Mundial e rompeu relações com os Países do Eixo (Itália, Alemanha e Japão).

Em artigo disponível no site da Fundação Energia e Saneamento, Alexia Silva Rodrigues, Historiadora e auxiliar de Documentação e Pesquisa da Fundação Energia e Saneamento, conta um pouco sobre os impactos e as consequências sofridas pelos imigrantes italianos, alemães e japoneses, conhecidos como súditos do eixo, que passaram a ser tratados como inimigos da pátria. Essas e outras curiosidades que marcaram o país podem ser encontradas no acervo da Fundação, que possui um vasto acervo de recortes de jornais colecionados pela Light, uma das primeiras empresas estrangeiras de energia a atuar no Brasil.

Os recortes de jornais podem ser conferidos no acervo online e informações para consulta ao material podem ser obtidas pelo e-mail pesquisa@energiaesaneamento.org.br.

A Fundação Energia e Saneamento possui um rico acervo contendo clippings da companhia de energia Light, com uma vasta coleção de recortes de jornais compilados pelo departamento de Relações Públicas da empresa, e que carrega muita história. A organização e digitalização dos clippings da Light está sendo realizada pela Fundação, por meio da premiação no Edital de Apoio à Digitalização de Acervos da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo.


REDE MUSEU DA ENERGIA


Conexão #energiaemcasa segue a todo vapor nas rede sociais


A equipe da Fundação Energia e Saneamento segue alimentando as redes sociais da entidade semanalmente com conteúdos sobre o futuro da água e energia, curiosidades e sugestões de atividades para fazer em casa com a criançada.

A campanha #energiaemcasa vem estreitando novos laços com o público, principalmente neste período de distanciamento social, em que as atividades presenciais foram paralisadas, em virtude dos esforços de combate à Covid-19.

Um dos temas queridinhos pela audiência são os vídeos com experimentos, que abordam as diferentes formas de energia, além das descobertas no acervo da Fundação, e de informações sobre a horta comunitária do Museu da Energia. Sempre apresentados pelos coordenadores e educadores de São Paulo, Itu e Salesópolis, os vídeos podem ser conferidos no Facebook e Instagram.


NOTÍCIA


Rede Museu da Energia participa
de webinário promovido pelo
Museu do Futebol

O Museu do Futebol realiza, a partir de 02 de junho, um ciclo de webinários voltados a profissionais de museus, pesquisadores e estudantes da área sobre os desafios na gestão das instituições museológicas durante a crise causada pela pandemia de coronavírus. A iniciativa conta com o apoio do Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) e do Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus (ICOM Brasil).

O primeiro módulo, sobre Gestão de Comunicação Digital, visa fortalecer a comunicação entre museus e suas comunidades apresentando boas práticas de museus paulistas que estão mantendo viva sua conexão com o público mesmo com os museus fechados, através do ambiente virtual. O módulo será apresentado por Renata Beltrão, assessora de Comunicação e Marketing do Museu do Futebol, e conta com a participação de Flávia Meira, coordenadora de Comunicação da Rede de Museus da Energia e de Cláudia Ribeiro, diretora do Museu Major Novaes (Cruzeiro/SP).

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas online no endereço is.gd/mdfwebinario. Os webinários acontecem sempre das 10h às 12h, com tradução simultânea para Língua Brasileira de Sinais (Libras).




Comunicação Institucional:
Flávia Meira
Apoio à pesquisa: Danieli Giovanini e Maria Fernanda Mendes e Freitas
Webdesign: Fernando de Sousa Lima
Copyright © 2020 Fundação Energia e Saneamento. Todos os direitos reservados.
As imagens sem identificação pertencem ao acervo da Fundação Energia e Saneamento.


Política Anti-SPAM: Em respeito a você, caso não queira mais receber nossas Mensagens
Eletrônicas clique aqui  e envie um e-mail com a palavra REMOVER.

Contato: comunicacao@energiaesaneamento.org.br



Fundação Energia e Saneamento Alameda Cleveland, 601 - Campos Elíseos - 01218-000 - São Paulo - Tel.: (11) 3224-1499 Desenvolvido por: Memoria Web